Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Como ganhar dinheiro com artesanato - Atelie de Artesanato Lucrativo

Dá pra ganhar dinheiro com artesanato? Essa é uma das principais dúvidas que envolvem o artesanato em si.

E de acordo com a minha própria experiência posso afirmar pra você que é possível a partir de sua própria casa ganhar dinheiro a partir do seu trabalho, só que tem um segredo se você realmente quer ganhar dinheiro significativo com artesanato:

Você precisa encarar seu trabalho criativo como negócio!

No post Como Montar um Negócio de Artesanato compartilhei diversas dicas que considero essenciais para quem deseja de fato lucrar com seu artesanato tendo uma mentalidade empreendedora.

Neste Guia vou te mostrar as diversas opções para lucrar com seu trabalho artesanal.

Clique aqui para se inscrever no canal e receber todas as dicas!

As três principais formas de ganhar dinheiro com artesanato

Muitas pessoas acreditam que só é possível ganhar dinheiro com artesanato vendendo artesanato, mas o mercado tem cada vez mais se expandido e existem outras modalidades lucrativas que compartilharei com você neste guia.

Existem três tipos de negócios criativos que você pode criar (ou poderá até mesmo criar uma mescla dos três tipos). Eles são:

Como montar um negócio de artesanato - Como ganhar dinheiro com artesanato - Ateliê de Artesanato Lucrativo

Nas três formas você lidará diretamente com criatividade e em todos eles você pode compartilhar sua paixão por criar com o mundo.

Parte I – Como ganhar dinheiro com artesanato em um Negócio Criativo Vendedor?

A principal atividade lucrativa de um Negócio Criativo Vendedor (NCV) são as vendas de trabalhos artesanais.

Como montar um negócio de artesanato - Como ganhar dinheiro com Artesanato - Ateliê de Artesanato LucrativoAs vendas podem acontecer tanto através de meios tradicionais como por novos meios, que surgiram a partir do advento da Internet.

Antes, era possível vender artesanato apenas para família, amigos ou moradores de sua região. O ápice de vendas que um artesão atingia acontecia quando participava de feiras de artesanato. Hoje em dia essa realidade se expandiu exponencialmente, pois é possível vender pela Internet para pessoas do Brasil inteiro (e até do mundo).

Atualmente existem até mesmo ferramentas prontas como ELO7 que permitem a configuração de uma loja virtual em poucas horas para compartilhar seus produtos artesanais com o mundo através da Internet.

A melhor forma de ganhar dinheiro vendendo artesanato é encontrar um público com uma necessidade ou desejo específicos que você pode satisfazer a partir dos produtos que cria artesanalmente.

Quando você une paixão e o que sabe fazer para atender demandas de um público específico você está semeando a semente de um negócio criativo de sucesso.

Abaixo estão alguns exemplos de públicos com necessidades específicas que podem ser satisfeitas a partir de produtos artesanais:

  • Casais que buscam lembranças e decorações para o casamento;
  • Noivas que buscam lembranças e decorações para chá de cozinha;
  • Mamães que buscam lembranças e decorações para o chá de bebê, chá de fralda ou revelação;
  • Novos papais que buscam decoração exclusiva e personalizada para o quarto do bebê;
  • Pessoas que buscam presentes personalizados ou criativos para presentear pessoas queridas no aniversário;
  • Pessoas que gostam de decoração criativa e personalizada para sua casa.

Duas formas de fazer artesanato para vender

Quando você encontra seu foco artesanal (no Curso Gratuito te mostro como fazer), então poderá trabalhar com duas formas de produção

Produção em série

  • São produzidos de forma igual em grande quantidade;
  • Mais fáceis de montar porque possibilita criar uma verdadeira linha de produção;
  • Também são mais baratos de produzir porque dá para comprar a matéria prima em grande quantidade, barateando valores.

Geralmente, lembrancinhas se enquadram nesta categoria.

Produção Exclusiva

A produção de artesanato exclusivo geralmente acontece em menor quantidade. Normalmente são encomendadas peças para uma ocasião específica como prêmio, presente ou lembrança especial.

Neste tipo de artesanato pode ser cobrado um valor mais caro, justamente pela exclusividade do produto.

Aqui está um grande mercado a ser explorado, se você se especializar para o mercado exclusivo ou “premium”  poderá ter uma vantagem competitiva (e lucrativa) enorme.

As três diferentes formas de vender artesanato

3 formas diferentes de vender artesanato - Ateliê de Artesanato Lucrativo

Existem também formas diferentes de vender e ganhar dinheiro produzindo artesanato: venda direta, venda para terceiros e venda pela internet.

Venda direta

3 formas diferentes de vender artesanato - Venda direta - Ateliê de Artesanato LucrativoÉ o tipo de venda que é feita diretamente para o consumidor final, seja através de loja própria ou também através de feiras e bazares. Quando o próprio fabricante pratica a venda direta, consegue conhecer melhor seu cliente pelo contato direto e descobrir suas preferências e necessidades, conseguindo aperfeiçoar seu trabalho.

Toda pessoa que trabalha com vendas, precisa de um cadastro dos dados do cliente, para que uma lista de contatos seja criada (estabelecendo e melhorando relacionamento). Ações como lembretes da data de aniversário e outras datas comemorativas são bem-vindas e ótima forma de fixar seu trabalho na mente do cliente.

Quando o negócio aumentar, chegará o momento de contratar vendedores e aí é necessário que o negócio tenha uma filosofia bem definida, para que seja seguida pelos vendedores.

Venda para comércio

3 formas diferentes de vender artesanato - Venda pra comércio - Ateliê de Artesanato LucrativoExistem muitas lojas que se interessam por produtos artesanais, inclusive lembrancinhas para funcionários ou parcerias para venda em lojas. Neste caso, como a venda será maior, convém que a margem de lucro seja reduzida.

Desta forma os ganhos são garantidos pela quantidade produzida. É importante que antes de aceitar qualquer encomenda o artesão certifique-se da disponibilidade real em entregar o produto na data combinado. Pontualidade é essencial!

Venda pela internet

3 formas diferentes de vender artesanato - Venda online - Ateliê de Artesanato LucrativoEsta é a forma que mais tem sido escolhida pelos artesãos que estão começando a trabalhar com produção e venda de artesanato, pois é possível reduzir muitos gastos com este tipo de venda (principalmente gastos com funcionários ou impressos).

Na hora de definir a sua estratégia na Internet você tem que decidir entre dois caminhos: utilizar a Internet como vitrine, apenas expondo os produtos e marcando reuniões para efetuar a venda real ou utilizar a Internet como loja mesmo, através de sistemas online de vendas de produtos.

Existem sites que agilizam o processo, fornecendo a plataforma toda de forma gratuita (Elo7), a desvantagem destes serviços é que a concorrência é grande e é preciso abaixar muito o preço para ser competitivo com os valores cobrados pela concorrência.

Mas a vantagem é fenomenal: seu público-alvo está ali justamente procurando por produtos artesanais, pois essas plataformas já possuem grande base de visitantes interessados em comprar artesanato para os mais variados fins.

Para que o negócio de venda de artesanato prospere é muito importante disponibilizar um bom atendimento e excelente pontualidade, pois isto com certeza também somará pontos a seu favor favorecendo até novas vendas e contratos.

A divulgação boca a boca ainda é uma das principais ferramentas de propaganda, tratar bem um cliente e oferecer produto e atendimento de excelência favorecerá que este cliente fale bem de você para outras pessoas!

Parte II – Como ganhar dinheiro com artesanato em um Negócio Criativo Professor?

O avanço da Internet revolucionou a forma como compramos e consumimos informação. E essa transformação também impactou o mercado artesanal. Se um curso de artesanato antes era restrito à apenas uma localidade, hoje é possível ser feito por qualquer pessoa do Brasil e do mundo, bastando estar conectado à Internet.

Como montar um negócio de artesanato - Como ganhar dinheiro com artesanato - Ateliê de Artesanato LucrativoArtesãos que já entenderam essa transformação já estão aproveitando o poder da Internet para criar cursos online, onde ensinam diversas técnicas artesanais.

A melhor forma de ganhar dinheiro em um Negócio Criativo do tipo Professor é através da criação de cursos, e-books, apostilas e moldes que podem ser adquiridos através de um site e serem pagos por mecanismos online de pagamento como o Pagseguro, por exemplo.

Existem plataformas que oferecem toda a estrutura já pronta para você criar e comercializar treinamentos e materiais online, como o Hotmart e Eduzz, por exemplo.

A grande vantagem de ganhar dinheiro com artesanato através da venda de cursos e e-books online é que só é necessário produzir o material uma vez e comercializar quantas vezes desejar, enquanto se for trabalhar vendendo artesanato, você tem uma demanda de tempo muito maior porque tem que comercializar todas as peças antes de vender.

Trabalhar produzindo cursos de artesanato também te dá a vantagem de não precisar de um estoque muito grande de materiais, sendo que você pode adquirir estoques pequenos apenas para destinar à produção das peças e elaboração dos materiais.

Com um celular moderno ou webcam já é possível gravar vídeo-aulas e tirar fotos de divulgação e passo a passo, ou seja, tem um investimento inicial bem menor do que um negócio de venda de artesanato.

Caso você ainda não possa produzir cursos de artesanato, mas ama o segmento outra possibilidade é trabalhar como afiliado artesanal, comercializando através da Internet o curso de outros produtores e ganhando uma boa comissão por casa venda efetuada.

Parte III – Como ganhar dinheiro com artesanato em um Negócio Criativo Inspirador?

Um tipo de negócio criativo pouco comentado, mas que pode se transformar em um negócio rentável para o artesão é negócio de inspiração.

Nesse tipo de negócio o artesão também aproveita as ferramentas que a Internet trouxe facilitando o acesso e consumo de informação.

Como montar um negócio de artesanato - Como ganhar dinheiro com artesanato - Ateliê de Artesanato LucrativoAntigamente, uma pessoa que estava em busca de ideias de artesanato, precisava estar sempre adquirindo revistas e assistindo programas na TV do setor. Hoje em dia basta uma pesquisa no Google ou Pinterest e ser inundado com uma infinidade de ideias.

É possível aproveitar essa tendência e criar um blog ou canal no You Tube que compartilha justamente ideias e inspirações artesanais. Para que esse negócio seja de fato lucrativo é preciso tomar muito cuidado com a forma com que o blog e/ou canal são construídos, para que seja feito de forma profissional e focada no que realmente as pessoas estão buscando na Internet.

E então, é possível monetizar esse negócio comercializando espaço para propaganda, a partir do programa do Google Adsense ou outros programas de anúncios. E conforme o projeto ganha corpo e público, é possível também ganhar através de parcerias realizadas com empresas que desejam que seus produtos apareçam no seu blog ou canal.

Durante muitos anos eu tive um negócio desse tipo chamado Garota Criatividade onde compartilhava inspirações criativas e dicas de reciclagem artesanal. Foi uma excelente experiência que me ensinou que…

É possível mesclar as três formas de lucrar com artesanato!

Existe um ditado que diz “não coloque todos os seus ovos em uma só cesta”. Esse é um ditado inteligente que diz que é possível (e recomendado) que o foco seja variado, trazendo múltiplas fonte de renda.

É possível criar um negócio que mescle a venda de artesanato, com ensino a partir de treinamentos e e-books com compartilhamento de inspiração para atração do seu público-alvo.

Durante muito tempo eu mesclei as três formas de negócio, disponibilizando dicas criativas em um blog chamado Garota Criatividade, enquanto fazia o link com minha loja de produtos personalizados chamada Tia Filomena. E por fim, comercializava treinamentos diversos na área artesanal (sendo que somente um deles teve mais de 600 alunas).

Quando você mescla as três formas de negócio, você consegue entender ainda mais seu público-alvo e seus ganhos ficam mais dinâmicos.

Custos e valores para trabalhar com artesanato

As três formas de ganhar dinheiro com artesanato citadas neste guia envolvem de alguma maneira a compra de materiais (seja em maior ou menor quantidade).

Por isso, é muito importante falarmos também sobre os custos e valores de se trabalhar artesanalmente.

Se você irá trabalhar exclusivamente vendendo artesanato, estes são os fatores que você precisa levar em para determinar o preço de venda das peças que produzir:

  • Custo da fabricação
  • Valor da mão de obra
  • Margem de lucro que deseja
  • Preço praticado pela concorrência

Você pode e deve montar uma planilha para calcular custos e preços de venda.

Não se esqueça de considerar:

Investimento Inicial

Quanto você investiu inicialmente para montar seu negócio? Aqui entra o que gastou com a compra da matéria-prima, das ferramentas e até eventuais gastos para adequar o local de trabalho ou até mesmo construir seu próprio ateliê.

Custos Fixos

São custos que não variam de acordo com a quantidade produzida. Exemplo:

  • Contas de consumo (luz, água, gás, telefone, internet etc);
  • Taxas e impostos referentes ao funcionamento da empresa;
  • Outros custos fixos: aluguel do espaço comercial e os salários de funcionários, se acaso tiver funcionários.

Custos Variáveis

Aqui entram os custos que variam de acordo com o volume produzido, quanto mais produzir, maiores serão estes gastos. Exemplos:

  • Custos de Produção: A matéria-prima, embalagem e outros materiais;
  • A Mão de obra;
  • Custos de Comercialização: divulgação dos produtos, venda e distribuição.

Mão de obra

Como colocar preço no meu artesanato - Valor do Artesanato - Ateliê de Artesanato Lucrativo

Você precisa definir quanto custa a sua mão de obra. Eis uma forma de calcular:

1. Primeiro passo – Estipule o valor da sua hora de trabalho

Defina:

  • Valor mínimo que quero ganhar no final do mês. Exemplo: R$ 2.000,00
  • Quantas horas eu trabalharei por mês: 8 horas por dia, correspondem a 40 horas semanais, que são 160 horas mensais
  • O valor da sua hora de trabalho é o valor mínimo dividido pelas horas de trabalho: R$ 2000,00 / 160 horas = R$12,50.

2. Por fim – Calcule o valor que cobrará de mão de obra

  • Calcule o número de horas trabalhadas para concluir o serviço
  • Multiplique pelo valor da hora de trabalho

Exemplo: Demorarei 10 horas para terminar. 10 * 12,50 = R$ 125,00 de mão de obra.

Margem de lucro

Não se esqueça de somar sua margem de lucro. A margem de lucro que escolherá vai variar de acordo com o valor de mercado (preço que concorrentes cobram) e a percepção de valor (quanto seus clientes estão dispostos a pagar).

A margem de lucro corresponde a seu ganho real. Não deixe de cobrá-lo, apenas para conseguir um preço competitivo, senão você acabará trabalhando de graça.

Construa uma mentalidade de sucesso!

Agora que você já tem uma série de ferramentas e informações sobre como ganhar dinheiro com artesanato é importante que tenha uma mentalidade voltada para o sucesso.

Como assim? É simples. É uma questão de foco. Muitas pessoas desconfiam da possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que se ama e utilizando a Internet para ajudar na construção deste sonho.

Mas o fato é que a determinação e motivação devem estar acima destas desconfianças e esta é a verdadeira mentalidade do sucesso!

Ser um empreendedor é muito mais do que ter apenas um emprego, a sua realização profissional dependerá de você e o limite de ganhos será o limite da aplicação do seu conhecimento.

Esta é uma vantagem incrível, ter liberdade para estudar novas técnicas, implantar e ver o resultado na prática, no crescimento dos ganhos sem ter que passar por alguém para “aprovar seu aumento de salário”.

É preciso ser um visionário, e não pense que esta é uma característica para poucos. Qualquer um pode ser visionário, basta estar vestido com a mentalidade do sucesso.

Ser um visionário é perceber uma oportunidade e aproveitá-la imediatamente. Logicamente isto envolve riscos, algumas vezes não dará certo, mas quando der certo, o resultado será inestimável. E com o que não deu certo? O visionário tira um aprendizado.

O que difere uma pessoa que está ganhando dinheiro com artesanato de uma que não está? É a mentalidade. A convicção de que é possível e não descansar até encontrar maneiras e oportunidades.

Quem tem esta postura não se acomoda com desculpas, está sempre em busca de novos conhecimentos, se aprimorando, estabelecendo metas e aplicando imediatamente tudo que aprende.

Curso Crie seu Negocio de Artesanato - Por Onde Começar - Ateliê de Artesanato Lucrativo

Para concluir eu te recomendo que todo dia ao acordar você diga para si mesmo que é possível e que está chegando lá. Transforme seus sonhos em metas e veja o que existia apenas no mundo da imaginação tomando forma no “mundo real”.

Gosto muito de uma frase do Henry Ford que diz: “Se você acreditar que consegue, ou que não consegue, em ambos os casos, você estará absolutamente certo”.

E para entender o poder desta frase basta lembrar-se da história de quem a disse: ele foi simplesmente o criador da linha de montagem, que revolucionou a produção em grande quantidade de automóveis. Se você ou alguém de sua família tem um carro, provavelmente Henry Ford tem sua parcela nisto.

Busque modelos e exemplos de sucesso, implante a mentalidade do sucesso em sua rotina e em seus pensamentos e você terá caminhado à passos largos em direção do sucesso, transformando paixão por artesanato em um negócio lucrativo.

1 pensamento sobre “Como Ganhar Dinheiro com Artesanato”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *