Esse guia foi criado pra você que deseja criar um negócio com artesanato e ganhar dinheiro com seu trabalho artesanal. A chave para de fato criar um negócio de artesanato lucrativo passa pela divulgação porque é através dela que seu público-alvo fica sabendo daquilo que você oferece.
Uma boa notícia é que hoje temos à nossa disposição uma ferramenta fantástica chamada Internet. Hoje no Brasil são mais de 116 milhões de usuários conectados à rede mundial de computadores. Pessoas com os mais variados interesses e necessidades. Certamente seu público-alvo também está conectado e representa uma parcela desse número expressivo.
Esse guia trará instruções de como você pode divulgar seu trabalho com artesanato das duas formas: online e offline.
Antes de começar a divulgar seu trabalho com artesanato é importante você saber:
Qual é seu posicionamento no mercado?
Definir qual será seu posicionamento te ajuda a planejar qual imagem você quer que o seu produto gere na mente do consumidor. Em termos práticos, o posicionamento é definido através da seguinte fórmula:
Segmentação + Diferenciação= Posicionamento
No exemplo acima, a artesã foca na segmentação de mercado: Novas mamães. Seu principal fator de diferenciação é oferecer kits temáticas de mesversários prontos do 1 ao 12 mês, vendidos em um só pacote para facilitar a vida da nova mamãe. Esse é seu posicionamento no mercado.
Falar de posicionamento é falar de como você e seu negócio criativo se distinguirão da concorrência.
Quando você define o posicionamento do seu negócio criativo, entende seu propósito e o adéqua para um público-alvo específico (e segmentado) você caminha em direção à resultados expressivos em vendas e lucratividade, e isso vale tanto para grandes corporações quanto para pequenos negócios.
Afinal, você estará atendendo necessidades e desejos específicos de uma parcela compradora significativa. Ter um posicionamento ajuda que seu público-alvo também te encontre e se identifique com você com mais facilidade.
Defina quem é seu público-alvo
Público-alvo é um segmento da população com características em comum como interesses ou necessidades específicas que você pode satisfazer a partir de seus produtos ou serviços.
Quando você define quem é seu público-alvo fica mais fácil divulgar seu trabalho com artesanato porque fica mais fácil decifrar onde essas pessoas estão para se comunicar com elas, ao invés de jogar uma rede ao mar podendo recolher de tudo, você utiliza um imã que atrai exatamente a pessoa que pode se interessar pelo que você tem a oferecer.
Por exemplo, digamos que você trabalhe com convites de casamento. Qual comunicação sobre seu trabalho com artesanato seria mais efetiva:
- a) Falar com 100 pessoas aleatórias que passam na rua;
- b) Falar com 100 pessoas que estão em uma Feira de Noivos.
Se você respondeu a segunda opção, você já entendeu o poder de entender quem é seu público-alvo, afinal a maioria das pessoas em uma Feira de Noivos provavelmente estão buscando fornecedores para seu casamento (ou de alguém querido), enquanto pessoas aleatórias na rua podem já ser casadas (e não se interessar) ou simplesmente solteiras sem nenhuma perspectiva de casar em breve.
Falar do que oferece para quem está procurando (ou precisando) do que você oferece. Esta é a melhor forma de divulgar seu trabalho.
Resuma seu público-alvo em uma persona
Uma vez que você entende quem é seu público-alvo é primordial que tenha seu público-alvo em mente em toda comunicação de divulgação que fizer em seu negócio.
Para facilitar esse processo, uma técnica fantástica é resumir seu público-alvo em um personagem, alguém que tem exatamente as características resumidas da maioria dos integrantes de seu público-alvo. Chamamos esse personagem de persona.
No exemplo dado acima da pessoa que trabalha com convites de casamento, ela poderia criar sua persona da seguinte forma:
Certamente um negócio especializado em convites, lembranças e decorações no estilo rústico-chique seria exatamente o que Marina está precisando (e buscando no momento). Se você tem esse negócio e foca na persona “Marina Santos” para fazer sua divulgação as chances de quando alguém que faz parte do seu público-alvo te encontrar, pensar “É exatamente o que estou procurando” e se transformar em sua cliente é enorme.
De início, você pode criar sua persona com base nas informações que têm sobre seu cliente e, se não souber, pode inventar um perfil que case perfeitamente com o artesanato que você produz e futuramente pode aperfeiçoar essa persona conforme vai conhecendo melhor seu cliente.
Como divulgar meu trabalho com artesanato de forma offline?
Antes da Era da Internet o artesão só tinha à sua disposição mecanismos offline para divulgar o seu trabalho. Eles ainda continuam funcionando, mesmo sem o grande alcance que a Internet traz. É possível divulgar seu trabalho com artesanato de forma offline das seguintes formas:
a) Parcerias com empresas complementares: Seguindo no exemplo do Negócio Criativo focado em Casamentos Rústico-Chique (lembranças, convites e decorações artesanais), uma excelente estratégia de divulgação seria fechar parcerias com empresas complementares como buffet, cerimonialista, DJ, fotógrafo etc.
Essas empresas oferecem serviços diferentes dos seus, mas para público-alvo parecido. É possível fechar parcerias ganha-ganha. deixando seu cartão de visitas com o fornecedor desses serviços complementares, enquanto você também tem os cartões dele para oferecer aos seus clientes.
b) Feiras especializadas: As feiras de artesanato são excelentes locais de divulgação do seu trabalho com artesanato e captação de novos contatos, mas é muito importante que você foque em diferenciais para não ser “só um stand a mais”. Feiras de segmentos onde seu público-alvo estará também podem ser interessantes.
c) Jornais e Revistas Locais: Muitos jornais e revistas locais têm cadernos e matérias especiais sobre temas específicos que podem ser usados como instrumentos de divulgação. A única desvantagem desse método é que os preços para você divulgar seu trabalho nesses meios podem variar bastante, então fique atento se realmente aquela divulgação estará em matéria que seu público-alvo pode estar lendo e se interessar pelo seu trabalho.
d) Boca a Boca: Essa continua sendo a principal forma de divulgação offline, aproveite todas as oportunidades que tiver para falar do seu trabalho artesanal e ofereça sempre uma excelente experiência ao seu cliente porque a melhor propaganda boca a boca é feita por clientes satisfeitos.
Como divulgar seu trabalho com artesanato de forma online
Você sabia que o Brasil é responsável por um décimo de todo o tempo gasto em redes sociais no mundo? E que, de cada 10 brasileiros que acessam a Internet, 8 possuem conta no Facebook? É por isso que as redes sociais assumiram um status fundamental na divulgação online.
Seu público-alvo está espalhado em mídias como Facebook, Instagram, Pinterest etc, então utilizar essas mídias a favor da divulgação dos eu trabalho com artesanato certamente é uma decisão acertada.
Se você optar por utilizar as redes sociais em sua estratégia de divulgação é importante que entenda que, mesmo que a pessoa faça parte do seu público-alvo, ela não está nas redes sociais para comprar nada de você e sim para interagir, então é esse o tipo de relacionamento que você deve construir online com seu público-alvo: interação e construção de confiança.
Cuidado para não transformar seus perfis nas redes sociais em meros murais de promoções, sem interatividade nenhuma, não é esse o objetivo da divulgação em redes sociais. Aproveite essa oportunidade para conhecer ainda mais seu público-alvo e oferecer produtos artesanais cada vez mais focados no que realmente desejam ou precisam.
Além das parcerias e boca a boca que também são formas de divulgação permitidas no online, existem diversas formas de divulgar seu trabalho com artesanato pela Internet, as possibilidades são gigantes:
- É possível divulgar seu trabalho artesanal nas mídias sociais como Facebook, Instagram e Pinterest;
- Dá também para criar um blog e compartilhar conteúdos que possam ser interessantes e atrair seu público-alvo através de estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca);
- O YouTube também traz uma possibilidade interessante de divulgação focada em sua persona;
- E através de anúncios (Facebook, Instagram e Adwords do Google) extremamente focados você pode atrair exatamente seu público-alvo para perto do seu trabalho com artesanato!
7 dicas para divulgar seu trabalho com artesanato pelo Facebook
Dica #1) Tenha uma fanpage
Primeira coisa que indico é ter uma fanpage. A vantagens de ter uma fanpage ao invés de ter um perfil é que a fanpage te dá a possibilidade de ter quantos likes conseguir e não se restringe aos 5.000 amigos do perfil e foi desenvolvida justamente para ser uma ferramenta de negócios.
Ela tem uma série de recursos pra te ajudar como o botão de ação, por exemplo, que fica logo abaixo do banner e pode te gerar muitas visitas e cadastros.
Dica #2) Lembre-se que ninguém está no Facebook para comprar nada
Entender que as pessoas não estão no Facebook pra comprar nada é essencial. Todos estão lá para se relacionar, pois este é propósito principal desta rede social, então é isto que fará em sua fanpage: se relacionar com seu público-alvo e direcioná-lo para a página onde a venda pode acontecer, como sua loja no Elo7, por exemplo.
Então foque no relacionamento e use o Facebook como ponte para o site da sua loja.
Dica #3) Foque no que é realmente seu
A fanpage não é sua, é do Facebook. E se o Facebook sair do ar leva sua fanpage junto. Por isso, é muito importante que você construa conteúdos em plataformas que são realmente suas como seu site .com.br ou blog e montar a sua lista de pessoas cadastradas. Estes são seus ativos que você carrega para onde for.
Dica #4) Coloque mais de você em sua fanpage
As pessoas compram de quem confiam então coloque mais de você em sua fanpage. Mostre-se para as pessoas confiarem mais em você. Conte sua história. Mostre os bastidores do seu trabalho. Poste depoimentos de clientes, além de simplesmente apenas conteúdo do tipo “compre,compre, compre”. Isto mostra que você é uma pessoa real e aumenta o grau de confiança em você e em seu trabalho!
Dica #5) Aproveite para conhecer seu público-alvo
Não perca a oportunidade de conhecer seu público-alvo. Faça perguntas nas postagens. Estimule a interação para que você conheça melhor seu público-alvo e possa atendê-lo cada vez melhor com produtos e serviços sob medida.
Fazer perguntas também ajuda no engajamento do seu público. Postagens com vários comentários tendem a ser mais mostradas pelo Facebook do que postagens sem nenhuma interação.
Dica #6) Poste conteúdos compartilháveis
Poste conteúdos compartilháveis. Se coloque no lugar da pessoa que curtiu sua fanpage. Por que ela compartilharia um post onde você apenas mostrou seu produto novo? A tendência é que ela compartilhe conteúdos que a ajudaram / inspiraram de alguma forma e ela quer inspirar e ajudar outros também.
Mesclar conteúdos promocionais com conteúdos compartilháveis é uma excelente pedida. E lembre-se quando alguém compartilha algo de sua fanpage seu trabalho com artesanato é divulgado indiretamente também.
Dica #7) Atualize constantemente
Constância. As pessoas estão cada vez mais usando a fanpage pra pesquisar se o negócio é confiável ou não. Imagine a pessoa entrar na sua fanpage e ver postagens completamente desatualizadas? Isto pode contar pontos contra você, por ela achar que seu negócio não está mais funcionando.
A melhor forma de divulgar seu trabalho com artesanato através do Facebook é criar conteúdos que incentivem o engajamento (faça perguntas, crie postagens compartilháveis) e compartilhando mais de você e do seu trabalho (depoimentos e bastidores.
Dessa forma, você vai criando uma base de fãs no Facebook que podem se transformar em clientes, conforme o relacionamento for desenvolvido.
Como divulgar meu trabalho com artesanato através do Pinterest?
O Pinterest é muito mais que uma rede social, é uma plataforma de busca e também uma forma de disponibilizar conteúdo de valor para seu público-alvo através de inspirações.
Então digamos que você trabalhe no ramo de festas, lembrancinhas, decoração, etc. Quem é seu público-alvo? Quem faz festas. O que a pessoa que irá fazer uma festa faz na Internet? Busca inspirações. Qual a rede social que mais contém inspiração por “metro quadrado”? Pinterest.
A sacada ao ter um Perfil no Pinterest focado em seu negócio criativo é em construir pins não focados em seu gosto pessoal, mas separados por assuntos principais, com palavras chave que podem interessar seu público-alvo.
Você irá postar só coisas suas como fotos de seu artesanato? O ideal é que não. Você terá uma ou várias pastas com seus produtos (você pode até mesmo deixar suas pastas pessoais como pastas secretas, só aparecerão pra você), mas o segredo é criar pastas pinando coisas de sites e de outros perfis no Pinterest, separados por assunto para que seu perfil em si seja de ajuda para seu público-alvo.
Assim, seu público-alvo te seguirá. Começará a acompanhar o que você está salvando e a probabilidade de ver seus produtos também aumentará.
O Pinterest tem a vantagem do link embutido nas imagens. Use isto a seu favor e do seu trabalho com artesanato. Salve as imagens ao seu Pinterest direto da sua loja virtual, do seu blog.
Assim, quando alguém clicar na imagem irá direto para o site de onde ela foi salva, ou seja, a sua loja virtual.
Use e abuse da palavra chave. Não se esqueça de escrever um perfil. Faça um perfil conciso, que demonstra sobre o que é seu Pinterest , mas use palavras chave no perfil também .
Não esqueça de usar também palavras chave na descrição das pastas e nas descrições dos pins.
Como divulgar meu trabalho com artesanato pelo Instagram?
O Instagram permite uma estratégia bem completa de divulgação do seu artesanato. Esses são os tipos de conteúdo que você deve agregar em sua estratégia:
- Criar conteúdos de inspiração;
- Criar conteúdos mostrando os bastidores do seu trabalho para valorização do que você faz e construção de relacionamento;
- Criar conteúdos mostrando as novidades de seu trabalho com artesanato.
O Instagram segue a mesma fórmula do Facebook e mostra mais as postagens que tiveram mais interações (comentários e curtidas), então busque criar postagens interativas. Uma forma de aumentar o engajamento é sempre fazer perguntas e deixar chamadas para ação nas descrições das fotos.
Exemplo: Digamos que você tenha duas peças de artesanato diferentes, crie uma montagem com as duas e crie um quiz questionando qual as pessoas preferem e deixe a chamada pra ação “comente me contando por que escolheu a 1 ou a 2”.
Utilize também os stories para mostrar os bastidores do seu trabalho com artesanato, isso te ajuda também na construção de relacionamento e criação de laços de confiança imprescindíveis para que curtidas se transformem em compras.
Sempre que possível leve as pessoas do seu Instagram para seu blog, site ou loja virtual para que conheçam seus produtos e possam até mesmo se cadastrar em sua lista de e-mails para comunicações futuras.
É possível criar anúncios do seu trabalho que aparecem no Instagram para pessoas que você selecionou previamente (que compõem seu público-alvo) e esta estratégia também auxilia na divulgação do seu trabalho com artesanato por lá. Clique aqui e conheça meu treinamento focado em instagram para artesanato.
Como divulgar meu trabalho com artesanato pelo You Tube?
Muitas pessoas se sentem inseguras sobre utilizar vídeos na estratégia de divulgação do seu negócio criativo. Trago neste guia três principais motivos para cogitar seriamente em divulgar seu artesanato pelo You Tube.
1) Os vídeos te aproximam do seu público-alvo
Fotos são incríveis, textos também, mas no meio virtual nada aproxima mais do que o vídeo. No vídeo a pessoa te vê, se sente mais próxima e pode se conectar contigo de uma forma diferente do que se você apenas postasse fotos e textos. É uma excelente ferramenta de construção de relacionamento também!
E se tem algo que você quer em seu negócio online é se conectar com o seu público-alvo. Tanto para transformar a vida das pessoas através daquilo que faz como trabalho / seu negócio quanto para construir uma relação de confiança mesmo!
E lembre-se: as pessoas tendem a comprar mais daqueles em quem confiam.
2) Se uma imagem fala mais que 1000 palavras, um vídeo então …
Você sabia que 1 vídeo de 1 minuto fala mais que 1.8 milhão de palavras?
A Fundação McQuivey’s Forrester fez um estudo que revela que um minuto de vídeo vale mais que 1.8 milhão de palavras!
E é matemática simples:
- 1 imagem = Mais que 1000 Palavras;
- 1 segundo de vídeo tem 30 imagens (aproximadamente);
- 1 segundo de vídeo = 30 imagens x 1000 palavras = 30.000 palavras;
- 60 segundos de vídeo x 30.000 palavras = 1.800.000 palavras.
Então, quando está fazendo um:
⇨ Story de 15 segundos = Vale mais que 450.000 Palavras
⇨ Vídeo de 5 minutos no You Tube = Vale mais de 9 milhões de Palavras!
Existe outro estudo da Insivia que revela que as pessoas retêm 95% do que viram em um vídeo contra apenas 10% se tivessem lido um texto.
Se você utiliza a estratégia dos vídeos com sabedoria pode fazer vídeos que ajudem seu público-alvo de alguma forma e aproveitar para fortalecer ainda mais sua marca e seu laço com a pessoa do outro lado!
3) Valorização do seu trabalho
Através dos vídeos você pode também mostrar um pouco mais o seu processo de criação e isto ajuda tanto na aproximação, quanto na valorização do seu trabalho com artesanato.
Mostrar seu processo de criação contribui com a construção de relacionamento com seu público e também com a valorização do seu trabalho!
Um efeito colateral de criar vídeos é que você se torna uma referência naquele assunto, naquela técnica, naquilo que envolve seu trabalho com artesanato e isto é incrivelmente positivo para seus negócios também.
O Youtube é o segundo maior mecanismo de buscas do mundo, atrás apenas do Google. De repente, seu público-alvo está lá no You Tube procurando agora mesmo por você e pelo que tem a oferecer. Não deixe essa oportunidade passar.
A melhor forma de divulgar seu trabalho com artesanato pelo You Tube é um canal onde mostra seus bastidores de criação, novidades de seu trabalho com artesanato, algumas aulas grátis ensinando algo sobre a técnica artesanal que domina (isso inclusive te ajuda a divulgar seu curso de artesanato online, caso deseje seguir por essa área de monetização do seu trabalho com artesanato também).
Use e abuse das palavras-chave que seu público-alvo está procurando no YouTube nos títulos e descrição dos vídeos. Coloque-se no lugar do seu público-alvo: o que ele gostaria de assistir, o que o ajudaria? Dessa forma cria conteúdo que constrói relacionamento e divulga seu artesanato.
O Poder do Conteúdo de Valor
A melhor forma de divulgar seu trabalho com artesanato na Internet é utilizando a estratégia do conteúdo de valor, ou seja, compartilhando conteúdos que ajudam ou inspiram seu público-alvo de alguma forma, assim eles chegarão até você sem que você precise correr desesperadamente através deles.
Conhecendo seu público-alvo você pode criar perfis no Instagram, Facebook, YouTube e Pinterest com conteúdos como dicas, inspirações, tendências, ao mesmo tempo em que divulga seu trabalho com artesanato também.
Foque sempre em seu público-alvo. O que ele está pensando? O que ele procura? O que ele pode se interessar? Esta postagem o ajuda em quê? Dessa forma você constrói conteúdo que seja realmente de valor para seu público para que possa atrair exatamente a atenção das pessoas que deseja atrair.
Focando sempre em seu público-alvo, em seu posicionamento e diferencial, certamente você irá fazer um excelente (e marcante) trabalho divulgando seu trabalho com artesanato!
Olá !!
Gostaria de ter mais informações a respeito da cobrança de frete, imprescindível para quem divulga seu trabalho na internet
Desde já agradeço por tantas informações importantes para quem quer tornar seu trabalho mais profissional
Gostaria de agradecer suas dicas, estou iniciando com o artesanato e todas as suas matérias estão me ajudando, grata!
Fico muito feliz que está te ajudando ♥
Amei seu conteúdo.
Parabéns!
Começando agora nas mídias sociais e sua matéria foi bem esclarecedora.
Fico feliz que você gostou ♥